Agar Enterococcus ssp
Meios para triagem de resistência
Os Meios para triagem de resistência PROBAC, são meios para pesquisa seletiva de microrganismos resistentes a determinadas drogas. Seu estudo epidemiológico é de grande valor para o Controle da Infecção Hospitalar. Não devem ser utilizados como substitutos aos testes de sensibilidade padrão.
DESCRIÇÃO :
Meio para Enterococo é formulado de acordo as orientações da ASM (American Society for Microbiology), agar BHI + 6 mg de vancomicina por ml. Segue o principio que um número padrão de bactérias é inoculado no meio, e após incubação, o aparecimento de crescimento indica que o enterococo isolado é resistente a vancomicina.
Agar Sangue Azida Vancomicina: facilita o isolamento do enterococo resistente á vancomicina, quando este for pesquisado diretamente das amostras clínicas , pois adição de azida tem o propósito de inibir a flora acompanhante de bacilos gram negativos.
Meio MRSA: é formulado de acordo as orientações da ASM (American Society for Microbiology), agar M. Hinton com 4% de NaCl e 6 mg de oxacilina por ml. Segue o principio que um número padrão de bactérias é inoculado no meio, e após incubação, o aparecimento de crescimento indica que o estafilococo é resistente a oxacilina e outras penicilinases.
PROCEDIMENTO
1. Meio para Enterococo ( a partir de cepas previamente isoladas): Preparar o inóculo em caldo ou salina a partir de um crescimento overnight (18 a 24 h), de um meio não seletivo, utilizando 4 a 5 colônias com morfologia similar, para obter uma suspensão de 0.5 de McFarland, homogeneizar a suspensão.
Com uma alça calibrada de 0.001 ml ou 0.01 ml, inocular na superfície do meio com uma estria simples (testar até 6 isolados por placa).
Incubar a 35º C, por 24 horas, fazer uma leitura após incubação overnight e reincubar qualquer isolado que não tenha crescido.
2. Meio MRSA ( a partir de cepas previamente isoladas):
Preparar o inóculo em caldo ou salina a partir de um crescimento overnight (18 a 24 h), de um meio não seletivo, utilizando 4 a 5 colônias com morfologia similar, para obter uma suspensão de 0.5 de McFarland, homogeneizar a suspensão.
Introduza um swab estéril na suspensão padronizada e elimine o excesso na parede do tubo.
Inocule por estriando ou fazendo um ponto com o swab na placa (pode-se testar várias cepas por placa).
Esperar o inóculo ser absorvido pelo meio e incubar a 35º C, por 24 horas, fazer uma leitura após incubação overnight e reincubar qualquer isolado que não tenha crescido ( S.aureus - 24 horas e S.coagulase negativa - 48 horas).
Meio para Enterococo,Agar Sangue Azida Vancomicina e Meio de MRSA ( a partir da amostra clínica):
Semear a amostra diretamente no meio de cultura, inoculado conforme técnica de semeadura padrão.
Incubar a 35º C, por 24 horas, fazer uma leitura após incubação overnight e reincubar por mais 24 horas em caso de não crescimento. Para MRSA mais 48 horas.
LEITURA
1. Meio para Enterococo ( a partir de cepas previamente isoladas): Examinar a placa quanto a presença de crescimento:
- Sem crescimento ou 1 colônia, vancomicina sensível.
- Crescimento (>1 colônia), vancomicina resistente.
2. Meio MRSA ( a partir de cepas previamente isoladas):
Examinar a placa quanto a presença de crescimento:
- Sem crescimento - oxacilina sensível.
- Crescimento - oxacilina resistente. Neste caso reportar todas as beta lactamases como resistentes, independente do resultado "in vitro".
Estas beta lactamases incluem todas as penicilinas, cefalosporinas, amoxcilina+ác. clavulânico, ticarcilina+ác. clavulânico, ampicilina-sulbactam, piperacilina-azobactam , e imipenem.
3. Meio para Enterococo, Agar Sangue Azida Vancomicina e MRSA ( a partir da amostra clínica):
Em caso de crescimento, confirmar a identificação e a sensibilidade do microrganismo isolado.
APRESENTAÇÃO
Pacote com 10 placas.
CONSERVAÇÃO: Manter em geladeira (2 a 8ºC).
VALIDADE: 3 meses.